Conheça o DISC, uma ferramenta de gestão essencial para o RH

O DISC é a sigla para quatro perfis de comportamento: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Postado em 05/02/2020


Conheça o DISC, uma ferramenta de gestão essencial para o RH
Uma empresa que se preocupa em reter seus talentos, ter um clima agradável onde as pessoas se identificam umas com as outras e tenham vontade de permanecer por muito tempo precisa se dedicar em implementar ferramentas comportamentais periodicamente, teste que as facilitam na contratação e desenvolvimento de pessoas com visões e perfis que podem se conectar.

Veja bem, não estou dizendo que existe o perfil correto ou errado para cada função , mas para que, profissionalmente as pessoas se sintam bem uma com as outras, existem certos pontos básicos que precisam ser respeitados, como por exemplo, uma vendedora de loja precisa gostar de falar, assim como um contador terá que estar confortável em trabalhar com números e processos repetitivos.

Atualmente existem diversas ferramentas que podem ser usadas para ajudar o RH a realizar a avaliação do perfil comportamental dos funcionários, mas hoje falaremos da ferramenta DISC.

Esta avaliação fornece uma série de informações de altíssima qualidade, podendo ser usada de forma periódica pelos gestores e profissionais de RH, o processo traz as características mais fortes encontradas no colaborado e pode constituir fortalezas e trunfos, ou ajudar a desenvolver fraquezas e limitações.

O DISC é a sigla para quatro perfis de comportamento: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Com esse teste, você pode identificar qual padrão é mais predominante na sua personalidade. Dessa forma, o teste pode se tornar um grande aliado em seleções ou no plano de desenvolvimento da empresa, ela contribuirá a ter equipes que tenham clareza em suas avaliações comportamentais.

Mas lembre-se, ao utilizar a ferramenta é importante entender que os colaboradores são singulares e a ferramenta DISC serve como apoio, porém, não podem descaracterizar o funcionário e sua individualidade, então, cuidado ao aplicar o teste e começar a rotular a equipe, esquecendo a sua essência.

Artigo originalmente postado no Z1 Portal.
Deixe seu comentário
Categorias:

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários